Audiência Pública do PPA é realizada no distrito de Nagé

Dando início à agenda de elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2018-2021, as Secretarias de Fazenda e Planejamento realizaram na tarde desta terça-feira (11), audiência pública, na Escola Municipal Catarina Paraguaçu, no distrito de Nagé.

Da audiência, foram retiradas prioridades eleitas pelo público em nove eixos, sendo eles: Educação, Saúde, Serviços Públicos, Assistência Social, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pesca, Juventude, Cuidados com a Pessoa Idosa e Segurança Pública.

Estiveram presentes na audiência a controladora do município, Maria das Graças Carvalho, o diretor de Convênios da Secretaria de Planejamento, Clerisvaldo Andrade, a secretária de Relações Institucionais Enéa Rangel, o secretário de Governo, Jiomar Fernando Mendes, o secretário de Serviços Públicos Raimundo Alexinaldo Ferreira, o vereador Luís Fernando Ribeiro (Luisinho), entre outros.

Entenda o PPA

O Plano Plurianual (PPA) é o principal instrumento de planejamento de médio prazo de ações do governo, abrangendo de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. O PPA estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo governo ao longo de um período de quatro anos. Tem vigência do segundo ano de um mandato governamental até o final do primeiro ano do mandato seguinte.

Os principais objetivos do PPA são:

Definir com clareza as metas e prioridades do governo, bem como os resultados esperados. Organizar, em programas, as ações que resultem em incremento de bens ou serviços que atendam demandas da sociedade.

Estabelecer a necessária relação entre as ações a serem desenvolvidas e a orientação estratégica de governo.

Possibilitar que a alocação de recursos nos orçamentos anuais seja coerente com as diretrizes e metas do Plano.

Explicitar a distribuição regional das metas e gastos do governo. Dar transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.