Blitz do Trabalho Infantil é realizada em Maragojipe

A Blitz do Trabalho Infantil, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) através da Comissão Municipal Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (COMPETI), parou o trânsito de Maragojipe, nesta segunda-feira (12), Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, quando foi apresentado o primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007.

A Blitz saiu da sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e percorreu as principais ruas do comércio local. Cerca de 120 pessoas panfletaram e conversaram com a população sobre possíveis formas de enfrentamento desta temática.

A COMPETI é uma junção de todas as políticas intersetoriais como Saúde, Educação, Cultura, a SEDES, o Conselho Tutelar, entre outras. Patrícia Santos, coordenadora do CREAS e da COMPETI, ressalta a importância da mobilização em prol dos direitos das crianças e adolescentes. “Esta ação é um trabalho em parceria com as secretarias municipais para chamar a atenção da sociedade civil a fim de informar e sensibilizar a população na luta pela erradicação do trabalho infantil no município”, disse.

Além desta ação nas ruas e comércio local, a COMPETI vai levar esta temática para discussão nas escolas municipais da sede, distritos e zona rural. No dia 12 de julho será realizada uma audiência pública, no Mercado Municipal Alexandre Alves Peixoto (Mercado do Caijá), com a Procuradoria do Ministério do Trabalho.