Carnaval de Maragojipe será lançado na Lavagem do Bonfim

foto-alinetrettin-3

Na manhã desta quinta-feira (12/01), centenas de maragojipanos ganharão as ruas de Salvador, na lavagem mais tradicional da Bahia.
Embalados pelo som da orquestra carnavalesca e pela alegria contagiante dos mascarados, o grupo irá representar o Carnaval Patrimônio Imaterial do Estado, levando a Terra de São Bartolomeu até as bençãos do Senhor do Bonfim.

A iniciativa da Prefeitura Municipal de Maragojipe, através da Secretaria de Cultura e Turismo, visa difundir ainda mais o carnaval da cidade que é uma das referências culturais mais expressivas e populares do Estado.
“O objetivo principal, além de levar nossa cultura para as vistas do mundo e buscar as bençãos do Senhor do Bonfim, é lançar essa manifestação ímpar que é o Carnaval de Maragojipe. Esperamos que todos os turistas vistam essa fantasia e venham curtir o carnaval mais tradicional da Bahia”, ressalta o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Francisco Gomes da Silva Filho.

O Carnaval de Maragojipe

A manifestação, que esse ano acontece de 25 a 28 de fevereiro, tem em sua composição uma diversidade de cores, gestos e práticas que transformam o evento, em um festejo diferenciado, remontando o verdadeiro carnaval de cunho popular, com participação e acessibilidade a todas as raças, gêneros, classes e religiões.
A brincadeira de máscaras e fantasias, são o símbolo principal do Carnaval de Maragojipe, que tem sua raiz nos entrudos europeus, muito comparado ao Carnaval de Veneza, mas com a animação e alegria característicos do povo baiano. Através dessas fantasias, diversos turistas participam ativamente do festejo, interagindo com a população local, pintados ou não, muitas vezes até desfilando na tradicional passarela dos mascarados, disputando o concurso de máscaras que acontece durante todo o carnaval.
Além das máscaras e fantasias, o evento também é reconhecido pelas marchinhas entoadas por orquestras de sopro e percussão, oriundas das centenárias filarmônicas Terpsícore Popular e Dois de Julho, que animam os foliões ao som de músicas que fizeram sucesso nos antigos bailes de carnaval, tais como “Mamãe eu quero”, “O teu cabelo não nega”, “Allah-lá-ô” e “Cabeleira do Zezé”.
Essa riqueza de formas e expressões acessíveis a todos, transformam o Carnaval Imaterial de Maragojipe em um forte atrativo para fotógrafos, cineastas e famílias inteiras que buscam o turismo participativo com total segurança e infraestrutura.