Construção da Unidade de Beneficiamento do Aipim é iniciada em Maragojipe

A obra de construção da Unidade de Beneficiamento do Aipim da comunidade rural do Brinco foi iniciada nesta segunda-feira (16). Esta ação é uma parceria do município com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Associação Comunitária da localidade.

A construção da unidade tem como objetivo beneficiar o aipim através do descascamento, embalagem a vácuo e congelamento, visando agregar valor ao produto que é a atividade principal dos agricultores familiares de Maragojipe. O projeto deverá estar concluído num prazo de seis meses, quando se iniciará o processo de beneficiamento.

“A expectativa é que com este beneficiamento, haja uma maior remuneração do produto no mercado e possibilite o desenvolvimento econômico e o fortalecimento da cadeia produtiva da mandiocultura no município”, afirma a prefeita Vera Lúcia que tem, constantemente, buscado incentivo para alavancar a economia do município.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Eládio Borges, inicialmente, serão beneficiados diretamente cerca de 30 produtores da comunidade do Brinco, mas a expectativa é que a atividade seja expandida ao maior número de produtores possível. O secretário esteve no local em visita técnica, acompanhado pelos engenheiros responsáveis pela obra.

Além desta, o município foi contemplado ainda com mais duas unidades de beneficiamento, sendo uma direcionada ao fabrico de biscoitos de goma e derivados e outra, para o beneficiamento de carne de suínos e defumados, a qual sua implantação permitirá aos produtores de Maragojipe ampliar o acesso aos mercados locais e regionais, pois os produtos passarão a ter o selo de inspeção municipal e estadual. Os recursos para a construção dessas unidades serão liberados em breve.