IV Conferência Municipal de Saúde é realizada em Maragojipe

Com o objetivo de avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas voltadas à temática, a IV Conferência Municipal de Saúde foi realizada nesta sexta-feira (14), no Mercado Alexandre Alves Peixoto (Mercado do Caijá). Prevista na Lei nº 8142/90, a conferência é a  base para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS), para os planos e metas estaduais, que por sua vez serão base para o plano e metas nacionais.

Veridiane Paz, secretária de Saúde do município, falou sobre a importância da realização da Conferência. “Esse é o momento de discutir e buscar as melhorias para subsidiar a saúde do município nos próximos quatro anos”, disse a secretária.

O evento explanou o tema “Conquistas e desafios para o SUS de qualidade”. O debate foi direcionado às políticas de saúde do município, aberto a todos os segmentos interessados em discutir e traçar novos rumos para a área em Maragojipe.

A prefeita Vera Lúcia ressaltou os novos projetos. “Estamos licitando o projeto de uma unidade de saúde mista para a prestação de atendimento com especialidades e de forma integral e vamos inaugurar a Unidade de Saúde da Família do distrito de Guapira em breve”.

Por meio de três eixos temáticos, as propostas foram discutidas e aprovadas em votação e farão parte do PMS que vigorará no quadriênio 2018-2021. Ao final, os delegados que representarão o município na Conferência Macro Regional de Vigilância em Saúde foram eleitos.

Participaram do evento, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Francisco Costa, a palestrante Acilene Novaes, os secretários municipais Jiomar Fernando Mendes (Governo), Raimundo Alexinaldo Ferreira (Serviços Públicos), Rozameire Santana (Desenvolvimento Social), Enéa Rangel (Relações Institucionais), além do vereador Luís Fernando Ribeiro (Luisinho), entre outros.