Maragojipe capacita funcionários para serviço de inspeção sanitária

Com o objetivo de capacitar inspetores e agentes sanitários e expandir o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para demais municípios, a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão e de Planejamento Estratégico (FAEPE) junto com o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), iniciou cursos de capacitação a fim de viabilizar a operacionalização deste importante instrumento de inspeção sanitária.

Maragojipe, que está em processo de viabilização para implantação do SIM, capacitou três funcionários para realização do serviço no município. O primeiro período de capacitação ocorreu no dia 21 e 22 de julho, no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação da UFRB, em Cruz das Almas.

O SIM inspeciona, registra e fiscaliza a produção e a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, pescados, leite, ovos e mel e seus derivados, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando os produtos com selo de garantia. Também incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em micros empresários da área urbana e rural e oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantidos.

O Serviço de Inspeção Municipal emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias vigentes em legislação específica, e que também possuem qualidade e higiene em seu processo de produção.