Mutirão emite DAP’S em diversas localidades de Maragojipe

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEAPE), em parceria com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (CAR) e o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), realizou mutirão para emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para agricultores familiares em diversas localidades do município.

Durante o mutirão foram realizadas reuniões nas comunidades para esclarecimentos sobre os diversos programas federais desenvolvidos pela Secretaria no município, tais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção; o AGROAMIGO, Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste que tem como objetivo melhorar o perfil social e econômico do agricultor familiar; entre outros.

O mutirão atendeu mais de 200 pessoas nas localidades da Serraria, Brinco, São Roque do Paraguaçu e Guapira e foram emitidas ou renovadas mais 150 DAP’S. De acordo com o secretário de Agricultura e Pesca do município, Eládio Borges, a DAP é o documento que identifica e credencia o agricultor familiar. “O mutirão é uma atividade importante para viabilizar o acesso dos agricultores às políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, para que o agricultor saia com o documento e garanta renda para o município”, disse.