Mutirão garante emissão e renovação de DAP em Maragojipe

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, em parceria com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Secretaria de Desenvolvimento Rural (CAR) e o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), está realizando mutirão para emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para agricultores familiares em diversas localidades do município. Durante a semana, o mutirão já contemplou agricultores da Serraria, São Roque, Brinco e região no entorno dessas comunidades.

De acordo com o secretário de Agricultura e Pesca do município, Eládio Borges, a DAP é o documento que identifica e credencia o agricultor familiar. “O mutirão é uma atividade importante para viabilizar o acesso dos agricultores às políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, para que o agricultor saia com o documento e garanta renda para o município”, disse.

O mutirão atenderá, ainda nesta semana, as localidades de Guapira, Batatan, Topá de Cima, Topá de Baixo e região próxima a essas comunidades.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Após diversas reuniões entre o secretariado municipal e a prefeita Vera Lúcia, ficou decidido o cancelamento do evento Forró do Cais, edição 2017. A decisão foi tomada frente à atual situação econômica que afeta todo o país e que também atinge o município de Maragojipe. A deliberação teve em vista a realização dos festejos ao padroeiro da cidade, que acontece durante todo o mês de agosto, e gera um gasto maior aos cofres públicos.

O projeto para realização da festa de São Bartolomeu já foi concluído e a programação está sendo feita buscando-se diversos artistas expressivos para compor a grade de atrações.

Levando em consideração que o Bando Anunciador da festa é realizado 40 dias após o São João, a gestão municipal toma essa decisão frente a uma série de prioridades que tem para com a população maragojipana, como a implantação do posto de saúde no distrito de Guapira e a inauguração da praça Getúlio Vargas, no bairro do Saboeiro, obras que serão entregues ainda nesse semestre.

A tradição será mantida e somente a edição desse ano do Forró do Cais que ficará suspensa. O São João tradicional de Maragojipe é forte, emana do seu povo festeiro e hospitaleiro que mantém viva suas tradições.

Maragojipe realiza abertura do Novo Mais Educação

Na manhã desta terça-feira (23), foi realizada, na Quadra Poliesportiva José Antônio de Jesus Brito, a abertura do programa Novo Mais Educação, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.

O programa é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes. Este ano, será implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em língua portuguesa e matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar.

No município, o programa contempla 27 escolas que atendem cerca de 1.500 crianças e adolescentes. Dentro das atividades são desenvolvidas oficinas de Educação Patrimonial, Leitura, Artesanato, Teatro, Dança, Futsal, Karatê, Capoeira, Português, Matemática, entre outras.

A secretária da pasta, Marli Medina, comemorou o início das atividades. “Entendemos que a qualidade do ensino é um tema que precisa ter destaque, e buscamos transformar a educação pública de nosso município, através de ações pedagógicas que atravessem os muros da escola. Acreditamos que somente com a integração família, comunidade e escola teremos uma educação capaz de mudar pessoas e transformar o mundo”, disse.

Durante a cerimônia de abertura, houve apresentação de grupo de capoeira, teatro e dança. O evento contou ainda com a presença de autoridades municipais, equipe da secretaria, diretores e coordenadores escolares, mediadores e facilitadores do programa e alunos de escolas do município.

Missa institui paróquia de Nossa Senhora da Vitória no distrito de São Roque do Paraguaçu

1b78c905-58b0-423b-9288-c9bd5fdfc015
Celebrada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, na manhã do último sábado (20), missa torna paróquia de Nossa Senhora da Vitória canonicamente implantada no distrito de São Roque do Paraguaçu. Além da instituição da paróquia, a celebração também nomeou padre Dvanildo Ribeiro como pároco distrital.
Durante a missa, padre Reginaldo Almeida, pároco de Maragojipe, fez a leitura do Decreto que instituiu a paróquia. Padre Dvanildo Ribeiro foi nomeado como pároco do distrito e teve suas atribuições determinadas dentro da celebração eucarística. Dentre as responsabilidades de um pároco estão supervisionar as competências da Igreja Matriz e zelar pelo bem estar da comunidade local.
O pároco Dvanildo recebeu o livro sagrado dos Evangelhos das mãos do Arcebispo Dom Murilo que disse no momento, “uma paróquia nasce da palavra de Deus”. Em seguida, o novo pároco foi interrogado e recebeu também a chave do templo como símbolo da igreja viva que deverá edificar; a chave do sacrário que simboliza a fonte da vida pastoral e de toda a Paróquia; o santo óleo e a estola sacerdotal.
No discurso, padre Dvanildo falou sobre a implantação da paróquia. “O processo de criação foi iniciado como São Roque sendo o padroeiro, mas a paróquia tinha que ser mariana num ano mariano”, declarou. Nossa Senhora da Vitória foi a primeira padroeira do distrito de São Roque do Paraguaçu. O pároco ainda agradeceu à paróquia de São Bartolomeu pelo tempo de seminarista e padre e aos padres Reginaldo Almeida e Mateus Leal pelo apoio.
Também estiveram presentes no ato litúrgico, Dom Hélio Pereira dos Santos, bispo do Recôncavo; padre Mateus de Lima Leal, de Maragojipe; padre Jerônimo Silva, de Feira de Santana, e a prefeita de Maragojipe, Vera Lúcia Maria dos Santos, acompanhada por secretários e vereadores municipais.

Secretaria Municipal de Educação visita escolas do distrito de São Roque

Em visita às escolas da Rede Municipal do distrito de São Roque do Paraguaçu, nesta quarta-feira (17), equipe técnica da Secretaria de Educação do Município, acompanhada pela secretária Marli Medina, avaliou as instalações e as atividades didático-pedagógicas desenvolvidas na Creche Germana Inés Mancioni e nas Escolas Municipais Mário Gordilho Pedreira e Antônio Virgílio de Medina.
Devido à obra de reforma e ampliação da Escola Municipal Mário Gordilho Pedreira, que se encontra em processo de licitação, os alunos foram realocados em três prédios que oferecem ótimas condições estruturais para a realização das atividades escolares, desde o início do ano letivo.
Na estrutura que abriga a educação infantil há salas com banheiro para atender os alunos com necessidades especiais. O prédio que abriga o fundamental I, oferece salas arejadas. Já as turmas do fundamental II realizam as atividades em salas com ar condicionado e carteiras acolchoadas, no espaço cedido pela Petrobrás. Todas as estruturas contam com cozinha, dispensa e biblioteca. Além disso, os estudantes recebem merenda diariamente.
De acordo com a professora de português do fundamental II, Adriana Soares, o nível de aprendizagem dos alunos está bastante elevado com 85% de aprovação na primeira unidade.
A secretária falou sobre a importância das visitas às unidades. “É muito importante acompanhar de perto todo o trabalho que os nossos profissionais vêm realizando em prol da educação no município e melhor ainda é ver a satisfação no rosto das crianças”, declara Marli Medina, que aproveitou ainda para visitar a obra de construção da Creche Proinfância que está em fase de colocação do telhado. A creche, tipo 2, visa beneficiar cerca de 200 crianças do distrito. E a obra da quadra poliesportiva coberta que beneficiará os alunos da rede municipal que também será concluída em breve.

Feira de Saúde oferta mais de 2 mil atendimentos à população em Maragojipe

No último sábado (13), Dia D da campanha de vacinação contra a gripe, Maragojipe encerrou a Feira de Saúde em homenagem ao Dia das Mães, que durou três dias e ofereceu diversos serviços à população.
Realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, a feira atendeu mais de 2.500 pessoas, nos distritos de Nagé e Coqueiros e Sede. Consulta com clínico geral, dentista com realização de extração, restauração, limpeza dentária e aplicação de flúor; eletrocardiograma, aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV I e II, sífilis e hepatite B e C; atualização do cartão de vacina, além de serviços voltados à saúde da mulher, como exame preventivo e mamografia, foram alguns dos atendimentos ofertados.
A prefeita Vera Lúcia destacou a importância da saúde como uma das principais prioridades de seu governo. “Estamos sempre buscando melhores serviços de saúde para a população e fazemos isso também através de um trabalho preventivo”, declara a prefeita.
Os atendimentos aconteceram nos dias 11 e 12 nos postos de saúde de Nagé e Coqueiros. Na Sede, foram realizados no Mercado Municipal Alexandre Alves Peixoto, no bairro do Caijá, no último sábado (13).
A feira também contou com a Unidade Móvel de Maragojipe e a parceria da Unidade Móvel AMOS (Associação Médicos Associados), do médico associado Alan Castro, que deu suporte em todos os dias da feira.
Além dos atendimentos, houve um bazar com doação de roupas e sapatos.

População de Coqueiros é contemplada com Feira de Saúde

Nesta sexta-feira (12), a Feira de Saúde realizada pela Prefeitura de Maragojipe através da Secretaria Municipal de Saúde levou diversos serviços para a população da comunidade de Coqueiros, em comemoração ao Dia das Mães.
A Secretaria, constantemente, tem realizado ações voltadas à prevenção. “Estamos promovendo um trabalho preventivo e aproveitamos a semana que antecipa o dia das mães para fazer um evento voltado à saúde da mulher”, disse a secretária Veridiane Paz.
Atendimento com clínico geral, dentista, realização de eletrocardiograma, atualização do cartão de vacina, teste rápido de HIV I e II, sífilis e hepatite B e C; aferição de pressão arterial, além de exames voltados à saúde da mulher, como preventivo e mamografia, são alguns dos serviços oferecidos.
Além dos atendimentos no Posto de Saúde, a Unidade Móvel de Maragojipe também prestou serviços no local. A feira contou ainda com a Unidade Móvel de Atendimento AMOS (Associação Médicos Associados), do médico associado Alan Castro.
Os atendimentos foram iniciados às 7h e continua por todo o dia. A ação segue neste sábado (13), no Mercado do Caijá, na sede do Município.

Feira de Saúde leva diversos serviços para a comunidade de Nagé

Em comemoração ao Dia das Mães, a Prefeitura de Maragojipe através da Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta quita-feira (11), uma feira de saúde que ofereceu diversos serviços à população do distrito de Nagé.
Dentre os serviços oferecidos houve atendimento com clínico geral, dentista, realização de eletrocardiograma, atualização do cartão de vacina, teste rápido de glicemia e hepatite; verificação de pressão arterial, além de exames voltados à saúde da mulher, como preventivo e mamografia.
Além dos atendimentos no Posto de Saúde, a Unidade Móvel de Maragojipe também prestou serviços no local. A feira contou ainda com a Unidade Móvel de Atendimento AMOS (Associação Médicos Associados), do médico associado Alan Castro.
Os atendimentos foram iniciados às 7h e continua por todo o dia. Durante a feira, foi realizado um bazar com doação de roupas e sapatos. A ação continua por mais dois dias, sendo que nesta sexta-feira (12), acontece no distrito de Coqueiros e no sábado (13), no Mercado do Caijá, na sede do Município.

Aviso de licitação para recuperação da BR 420 é publicado no Diário Oficial do Estado

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (10), o Aviso de Licitação para recuperação da BR 420, trecho que liga Maragojipe ao distrito de São Roque do Paraguaçu. Serão 34 km de estradas recuperados que irão viabilizar o deslocamento da população na região.

A prefeita Vera Lúcia tem buscado, constantemente, através de audiências com deputados, senadores e governo do estado, melhorias para as principais vias que ligam o Município à capital e cidades vizinhas. Na tarde da última segunda-feira (8), a prefeita esteve reunida com o deputado federal João Bacelar (PR), o qual afirmou que o governador Rui Costa já colocou em pauta a recuperação do trecho Maragojipe – São Félix.

A abertura do edital para contratação de empresa que realizará a obra acontece no dia 12 de junho.

Abertura do Campeonato Municipal é realizada neste domingo (7)

A abertura do Campeonato Municipal de Futebol 2017, organizada pela Prefeitura de Maragojipe, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, teve início na tarde deste domingo (7), no Estádio da Glória. Na cerimônia, foi realizado o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional.

Nos seis primeiros minutos de jogo, o camisa 9 abriu o placar para Capanema. O segundo gol foi emplacado aos 10 minutos, dando uma vantagem ainda maior. No segundo tempo, Ponta de Souza partiu para o ataque e colocou a bola na rede aos 17 minutos de jogo, diminuindo a diferença. E no finalzinho balançou a rede de novo encerrando a partida em 2 a 2.

No segundo jogo da tarde, a Portuguesa, de Nagé, deu uma goleada sobre o Liverpool, time da localidade de Enseada do Paraguaçu. A partida terminou em 4 a 0 para a Portuguesa.

A Polícia Militar esteve presente no Estádio e garantiu a segurança. Além da Guarda Municipal que também colaborou para manter a ordem no local. Uma ambulância esteve de prontidão durante as duas partidas.

A prefeita Vera Lúcia marcou presença no Estádio acompanhada do vereador Luis Fernando Ribeiro e dos secretários municipais.