Carnaval de Maragojipe será lançado na Lavagem do Bonfim

foto-alinetrettin-3

 

 

 

 

 

Na manhã desta quinta-feira (12/01), centenas de maragojipanos ganharão as ruas de Salvador, na lavagem mais tradicional da Bahia.
Embalados pelo som da orquestra carnavalesca e pela alegria contagiante dos mascarados, o grupo irá representar o Carnaval Patrimônio Imaterial do Estado, levando a Terra de São Bartolomeu até as bençãos do Senhor do Bonfim.

A iniciativa da Prefeitura Municipal de Maragojipe, através da Secretaria de Cultura e Turismo, visa difundir ainda mais o carnaval da cidade que é uma das referências culturais mais expressivas e populares do Estado.
“O objetivo principal, além de levar nossa cultura para as vistas do mundo e buscar as bençãos do Senhor do Bonfim, é lançar essa manifestação ímpar que é o Carnaval de Maragojipe. Esperamos que todos os turistas vistam essa fantasia e venham curtir o carnaval mais tradicional da Bahia”, ressalta o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Francisco Gomes da Silva Filho.

O Carnaval de Maragojipe

A manifestação, que esse ano acontece de 25 a 28 de fevereiro, tem em sua composição uma diversidade de cores, gestos e práticas que transformam o evento, em um festejo diferenciado, remontando o verdadeiro carnaval de cunho popular, com participação e acessibilidade a todas as raças, gêneros, classes e religiões.
A brincadeira de máscaras e fantasias, são o símbolo principal do Carnaval de Maragojipe, que tem sua raiz nos entrudos europeus, muito comparado ao Carnaval de Veneza, mas com a animação e alegria característicos do povo baiano. Através dessas fantasias, diversos turistas participam ativamente do festejo, interagindo com a população local, pintados ou não, muitas vezes até desfilando na tradicional passarela dos mascarados, disputando o concurso de máscaras que acontece durante todo o carnaval.
Além das máscaras e fantasias, o evento também é reconhecido pelas marchinhas entoadas por orquestras de sopro e percussão, oriundas das centenárias filarmônicas Terpsícore Popular e Dois de Julho, que animam os foliões ao som de músicas que fizeram sucesso nos antigos bailes de carnaval, tais como “Mamãe eu quero”, “O teu cabelo não nega”, “Allah-lá-ô” e “Cabeleira do Zezé”.
Essa riqueza de formas e expressões acessíveis a todos, transformam o Carnaval Imaterial de Maragojipe em um forte atrativo para fotógrafos, cineastas e famílias inteiras que buscam o turismo participativo com total segurança e infraestrutura.

Estão abertas as inscrições para cursos técnicos.

A Prefeitura de Maragojipe, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, vem informar a população maragojipana que estão abertas até amanhã (12/01), as inscrições para 11 mil vagas dos cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subsequente, da Rede Estadual de Educação Profissional. As vagas são para quem já concluiu o ensino médio e quer fazer um curso técnico de nível médio. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia é responsável pelas inscrições que são feitas, exclusivamente, no Portal da Educação, no endereço http://www3.sec.ba.gov.br/sisec/sorteio/login.seam

Para o ano letivo de 2016, são ofertados 37 cursos, distribuídos nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e seus anexos, de 62 municípios baianos. O candidato, no ato da inscrição, deverá fazer a opção para um único município, Centro de Educação Profissional, curso e turno. O sorteio eletrônico será no dia 13 de janeiro, no auditório da Secretaria da Educação, localizado no Centro Administrativo, em Salvador.

A matrícula dos estudantes acontece no período de 25 a 27 de janeiro, no Centro de Educação Profissional ou anexo, para os quais os alunos forem contemplados. No ato da matrícula, o estudante deverá apresentar originais e cópias do CPF, do Histórico Escolar, da Cédula de Identidade e do comprovante de residência. Para o candidato que optou, na inscrição, pelo rendimento escolar, deverá apresentar documento que comprove a veracidade da média final declarada.

Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Novos conselheiros tutelares são empossados em Maragojipe

Os cinco conselheiros tutelares eleitos, em outubro do ano passado, foram empossados nesse domingo (10.01) para exercer o cargo durante os próximos quatro anos, (2016-2019). A posse dos conselheiros tutelares aconteceu às 9 horas, na Casa da Cultura.

Foram empossados Jorge Mauricio do Anjos Junior, Luana Grabiela Souza de Almeida Braz,Joison de Jesus Santana,Lazaro Luiz Pinheiro Souza e Nadiele Leite Matos.

Na ocasião, a prefeita Vera Lúcia falou da importância do Conselho tutelar para o município e dos desafios que cercam as atribuições dos conselheiros. “Sabemos que são muitos os desafios, mas com o auxílio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Guarda Municipal e setores afins é possível fazer um excelente trabalho”.

19º Bordejo acontece no Distrito de Nagé – Pref. de Maragojipe

Diante de muita fé e devoção aconteceu neste domingo (10/01), o 19º Bordejo em Louvor a Bom Jesus dos Navegantes do distrito de Nagé. As atividades foram iniciadas logo pela manhã com a remada de canoas, com premiação para os ganhadores. Logo após, a população conduziu a Imagem do Nosso senhor dos Navegantes até vila marítima, dando início ao bordejo que contou com a participação de diversos jovens e adultos, protagonizando um verdadeiro show de cores e velas no Rio Paraguaçu. O evento chegou ao fim animado pelo Samba de Roda Maragogó, o cantor Del do Arrocha e pela banda PH10. O bordejo teve como realizadores o Amigo Léo do Bloco e a Colônia de Pescadores Z-07 de Maragojipe.

Maragojipe recebe primeiro Bolsa Família Municipal

Em uma iniciativa inédita, a Prefeitura Municipal de Maragojipe instituiu, através da Lei nº 030/2013, o Programa Bolsa Família Municipal. Com um benefício mensal no valor de R$120,00 (cento e vinte reais), serão atendidas diretamente 100 famílias cadastradas pela Secretaria Municipal de Ação Social.  A Administração  Municipal espera com essa iniciativa reduzir as desigualdades sociais ainda existentes no município do que ainda se recente da paralisação das obras do Estaleiro Naval. Trata-se de um programa totalmente subsidiado com recursos próprios, que obedecerá aos critérios de renda familiar, número de dependentes por família e priorizará as mulheres, já que na atualidade são em sua maioria chefes de família.

Reduzir o alto grau de pobreza em nosso município sempre foi a meta da atual gestão e este programa com certeza vai contribuir e muito com esse propósito. Embora sendo iniciado com 100 famílias, a meta é ampliá-lo para atingir o maior número de beneficiários possível, desde que obedeça ao critério de extrema pobreza. Assim, a Prefeitura busca mecanismos de enfrentar a crise de desemprego que atinge o país como um todo. A Administração Municipal acredita ainda que com a circulação desses recursos estará contribuindo para o fortalecimento do comércio local, já que essas famílias beneficiadas poderão de maneira digna comprar seus bens de consumo, a exemplo dos gêneros alimentícios.

Em síntese, todos sairão ganhando com a implantação do Bolsa Família Municipal. O Programa é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que com isso acredita estar resgatando uma dívida histórica com aqueles que são mais carentes.

Estudante de Maragojipe é premiada no concurso Jovem Jornalista.

Gabriela Akiko Paranhos Tomita, 12, aluna do 7º ano da Escola Municipalizada Luis Eduardo Magalhães, foi premiada em 3º lugar na categoria Videorreportagem, no concurso Jovem Jornalista realizado pelo Jornal A TARDE Educação. A cerimônia de premiação aconteceu na tarde desta sexta-feira (11), no Museu de Artes da Bahia, em Salvador.

Para o secretário de Educação Adilton Ferreira, o concurso possibilitou mostrar o potencial das escolas públicas. “Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo, desmistificando que os alunos das escolas públicas não podem brilhar. É um grande incentivo para eles e para nós, gestores da educação”, disse.

O Projeto A TARDE Educação foi implantado no município em 2014 através de parceria da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação com o Jornal A TARDE. Hoje, 19 escolas da Rede Municipal fazem parte do Projeto. Um total de 30 assinaturas diárias são distribuídas nessas escolas para que os professores possam estimular os alunos à leitura e a escrita.

Devido à agenda, a prefeita Vera Lúcia não participou do evento, mas declarou estar  muito satisfeita com a premiação da estudante. “Isso é resultado dos investimentos que temos feito na Educação para as crianças e jovens maragojipanas. Ao investir numa educação pública de qualidade colhemos frutos como esse”, afirmou.

A estudante recebeu o prêmio acompanhada pelo secretário de Educação do município, Adilton Ferreira, pela gerente de Ensino Helenilda Braz, pela diretora da Escola Zélia Nascimento, pela coordenadora Alda Baião, pela assessora Carla Falcão e familiares. Além da categoria Viderreportagem, o Jovem Jornalista também premiou estudantes em Artigo de Opinião, Tirinhas e Reportagem Escrita. O evento foi apresentado pelo jornalista Jeferson Beltrão.

Gabriela Tomita é a segunda estudante de Maragojipe que é premiada em competição que incentiva a educação no Estado. Em 2014, o aluno João Max Guedes de Araújo ficou em 3º lugar na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, em nível regional.