Programa Saúde na Escola é desenvolvido em Maragojipe

A Gestão Municipal, por meio de articulações conjuntas das Secretarias de Saúde e Educação, tem desenvolvido, durante o ano letivo de 2017, o Programa Saúde na Escola (PSE). O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

A prefeita Vera Lúcia, em sua gestão, tem priorizado sempre a promoção de ações voltadas à saúde como forma de prevenção. “O desenvolvimento deste programa é de suma importância para oferecer serviços de saúde aos estudantes do município e para a construção e controle social das políticas públicas da saúde no âmbito educacional”, ressalta a prefeita.

Na ação, são desenvolvidas avaliações da saúde bucal, promoção da saúde e atividades de prevenção trabalhando com temas como Dengue, Zika e Chikungunya, avaliação e atualização da situação vacinal das crianças e adolescentes, entre outras.

Para a secretária municipal de Saúde, Veridiane Paz, levar esses serviços às escolas é uma maneira de prevenir o mais cedo possível, proporcionando a melhoria da qualidade de vida desses jovens através dos serviços da Atenção Básica de Saúde.

Nesta quinta-feira (28), o programa foi realizado pela equipe da Unidade de Saúde da Família da Piedade, na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, localizada na comunidade do Bom Jardim e pela equipe da USF de Nagé, na Escola Municipal Catarina Paraguaçu. Todas as unidades escolares da sede e zona rural vêm sendo atendidas.