Reunião constitui Associação de Produtores de Fumeiro de Maragojipe

Após diversas reuniões que perduraram anos, foi realizada na noite dessa segunda-feira (5), a assembleia que constituiu a Associação dos Produtores de Fumeiro de Maragojipe e definiu o corpo diretivo. O objetivo principal da Associação é a construção de uma unidade que beneficiará os produtores de fumeiro de suíno do município.

A reunião contou com a presença de Rose Pondé, superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), que dirigiu o ato de constituição da Associação e falou sobre a importância dos produtores se organizarem para alavancar o desenvolvimento da cooperativa. “É de suma relevância regulamentar o processo, pois só assim será possível conseguir apoio financeiro do Estado para a construção da Unidade de Beneficiamento”, disse.

A prefeita Vera Lúcia, que também esteve na reunião, falou da sua busca incessante por parcerias e apoio do Governo do Estado para o desenvolvimento de agroindústrias que beneficie o município. “Conseguimos o apoio para a construção da Unidade de Beneficiamento do Aipim da Associação do Brinco, da fábrica de bolachas de goma do Guaí e da Unidade de Fumeiro, em que o Governo do Estado entrará com a contrapartida em dinheiro para construção das estruturas. A Prefeitura doará o terreno para construção da unidade de fumeiro”, declarou a prefeita.

O evento contou ainda com a presença de Adilson Ribeiro, sócio-fundador da Coopercuc – Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá – que falou sobre o processo de criação e desenvolvimento da cooperativa que hoje é reconhecida mundialmente. A Coopercuc é uma cooperativa de beneficiamento de frutas e o destaque é o umbu, típico da região.

Estiveram presentes na reunião que foi realizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, os secretários Eládio Borges, Rozameire Santana, Enéa Rangel e Jiomar Fernando, além dos vereadores Luís Fernando Ribeiro e Júnior de Nagé.