Secretaria Municipal de Saúde promove ação de prevenção à Leishmaniose

A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica está promovendo uma ação para captura de insetos que possivelmente transmitem a leishmaniose, doença também conhecida como calazar, na comunidade do Alto do Sacramento, em Maragojipe, com o objetivo de identificar possíveis focos e promover a segurança da saúde pública do município.

Uma equipe da Dires – Diretoria Regional de Saúde – ficará na cidade durante esta semana instalando armadilhas para capturar os insetos. O procedimento será feito por três dias consecutivos. No final da tarde, a armadilha será instalada e, logo pela manhã, os técnicos voltarão ao local para recolherem os bichos apanhados, que serão encaminhados para análise. Após o resultado, caso seja necessária, será realizada uma ação intensiva de combate ao inseto transmissor.

A doença é transmitida para os animais através da picada de um inseto flebótomo infectado. Um cão, galinha ou carneiro positivo para leishmaniose serve como reservatório da Leishmania para os flebótomos, aumentando assim o risco da transmissão da doença para os humanos.